Tem saída boa?
Será essa a saída?
Lock down planetário, com multa e prisão para reincidentes até o fim da campanha de vacinação (ainda não liberada) contra o C19? Ou contagem de corpos? Aí fica a escolha. Com participação ativa de todos os líderes, donos de casa, síndicos, líderes comunitários, prefeitos, governadores, presidentes, reis, organizações internacionais e seus equivalentes mundo à fora.
Mas a real, pra mim, nada funciona perfeitamente. Por conta da ação individual humana. Tem muita coisa sobre isso. Psicologia social, teoria de jogos, praxeologia austríaca, biologia evolucionista, ação de manada, histeria coletiva, fanatismo desesperado, obnubilação autoprojetada, entorpecimento neuroquímico, teorias das janelas (de Overton e Quebradas), teorias antifrágeis, manipulações sociopáticas, transtornos de personalidade (as mais variadas), ignorância seletiva, viés de confirmação, autopiedade e vitimismo. A lista é interminável. Pode escolher um e se agarrar pra explicar porque nada nai funcionar como uma saída boa.
Como o método científico bayesino diz: o máximo que atingimos é a maior noção possível de quão errados estamos. Verdades plenas e bondade infalível são utopias de líderes autoritários e não objetos ou conclusões de dados experimentais e teorias bem embasadas. Mesmos estas podem ser interpretadas de formas falaciosas para se atingirem falsas verdades.
A saída? Sei lá...
E olha que nem entrei no mérito de discussões como Direitos/Deveres Universais, ou Utilitarismo/Humanismo, ou Liberdade/Igualdade. Enfim, o saber muito ainda é pouco pra se ter boas respostas.
Em relação a dicotomia Saúde X Economia, gosto deste texto:
É possível olhar somente para um dos lados ? A resposta é não !!! No momento em que a Covid-19 nos ameaça de diversas formas, não podemos olhar unicamente um lado, especialmente considerando que um dependo do outro.
A saúde é um processo integrado na economia, utiliza seus preceitos funcionais, mantêm e é mantida pelo sistema econômico.
Por outro lado, a economia gera os recursos para a conta ser paga, para termos acesso a serviços de qualidade e capazes de atender à demanda. No caso do governo, é principalmente via impostos que a cadeia produtiva gera recursos e paga despesas.
Ninguém tem a resposta exata de como equilibrar essa equação. Mas certamente não é negando a existência de um dos lados.
Enfim...
#vaipassar
Comentários