Tripé Terapêutico


Em Saúde Mental mais de 33 % dos menores de 15 anos e mais de 66 % dos maiores necessitam de um plano de tratamento e acompanhamento multiprofissional. Plano este construído junto do paciente e de seus cuidadores.

Chamo este plano de Tripé Terapêutico.

O primeiro "pé" é a psicofarmacoterapia, basicamente o uso consciente de medicações. Estas guiada por um profissional médico competente (psiquiatra ou neurologista cognitivo e do comportamento).
O segundo é a psicoterapia, que pode ser TCC (terapias cognitivo comportamental), psicanálise (freudiana, junguiana, lacaniana, kleineana, winnicottiana etc), gestalterapia, psicodrama, psicoeducação, hipnoterapia, coachterapia, behaviorista, cognitivo construtivista, biofeedback, EMDR, focais, alternativas etc.
O terceiro é a dinâmica In-Out, que significa realizar diariamente (ao menos meia-hora por dia) qualquer técnica física que trabalhe o controle da respiração, meditação, concentração, coordenação motora, criatividade etc. Ex: Musculação, aulas de dança, atividades físicas, artes marciais, artesanato, Pilates, mindfullness, hidroginástica, Yôga etc. Mas o paciente tem que ter prazer em fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta ao Yuri (Junho de 2022).

O mundo não é feito pra você ser feliz. É feito pra você se aguentar.

Bizarrices do Bostil